terça-feira, 7 de outubro de 2008

O que significa realmente possuir algo?

"O ego tende a igualar as noções de ter e Ser: tenho, logo existo. E quanto mais tenho, mais sou. O ego é alimentado pela comparação.
O modo como somos vistos pelos outros transforma-se no modo como nos vemos a nós próprios.
Se toda a gente vivesse numa mansão ou fosse rica, a minha mansão ou a minha riqueza já não serviriam para eu engrandecer a minha noção de identidade..."
O modo como somos vistos pelos outros converte-se no espelho que nos diz como somos e quem somos.
Precisamos que os outros nos dêem uma noção de identidade e, se vivermos numa cultura que compara o nosso valor com o quanto e aquilo que possuímos, estaremos condenados a andar atrás das coisas o resto da nossa vida, na vã esperança de encontrar nelas o nosso valor e a plenitude da nossa noção de identidade.


O autor refere que " O apego às coisas desaparece por si só, se deixarmos de tentar encontrar-nos nelas."

Sem comentários: